← Voltar

Perfis Fakes e Redes Sociais • Trabalho de Conclusão de Curso

Perfisfakeseredessociais

Ilustrações exclusivas: Ryan Yves. Todos os direitos reservados.


Esta série de reportagens foi realizada como parte do projeto experimental “Perfis Fakes e Redes Sociais” para conclusão do curso de Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no segundo semestre de 2019. Sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria Veloso. 

Tenho muito orgulho de afirmar que recebi a pontuação máxima com esse projeto no qual tanto me dediquei. Investigar sobre a relação das pessoas com o mundo digital, com foco nos relacionamentos construídos nesse contexto, foi uma pesquisa cativante. 

Recomendo que o mesmo seja visitado em sua versão desktop, visto que a versão mobile não foi concluída.


Link do projeto completo: http://bit.ly/tccperfisfakes


Reportagem 2: Você já deve ter ouvido falar em perfis fakes

Da sua criação até os dias atuais, o ciberespaço tornou-se cada vez mais significativo na vida de milhões de indivíduos. Neste exato momento, diversas pessoas ao redor do mundo estão conectadas a rede e muitas delas não são quem dizem ser em seus perfis virtuais. 
Link: https://tccperfisfakes.wixsite...

Reportagem 2: Os brasileiros, a internet e os perfis fakes

Por mais que existam entraves estruturais no acesso à internet no Brasil, é notável que perfis fakes humorísticos que personificam políticos, celebridades e personagens ganham alta popularidade em território nacional. 
Link: https://tccperfisfakes.wixsite...

Reportagem 3: Motivações para a criação de perfis fakes nas redes sociais 
As redes sociais se tornaram plataformas para o imperativo do eu. O sentimento de inadequação por não atender ao padrão social vigente pode fazer com que os indivíduos busquem alternativas ao seu desconforto. Seja por meio da narrativas de falsas vidas perfeitas em contas próprias ou pela criação de identidades falsas, o ambiente permissivo encontrado na Internet é ideal para quem deseja reinventar a própria realidade.

Link: https://tccperfisfakes.wixsite...


Reportagem 4:
CATFISH, os perigos de se apaixonar por alguém que não existe

Mesmo com tantas informações e advertências acerca dos cuidado com relacionamentos virtuais, romances online que se revelam uma grande farsa acontecem frequentemente no ciberespaço.

Link: https://tccperfisfakes.wixsite...


Reportagem 5:
Como se proteger de perfis fakes

Por mais que o ambiente virtual seja cômodo para a socialização, é importante se atentar também aos perigos que estão intrincados nesse espaço. O risco pode vir até mesmo de contas que parecem inofensivas.

Link: https://tccperfisfakes.wixsite...


Referências

Link:
 https://tccperfisfakes.wixsite...